O primeiro passo para o Home Office

5 Minutos de leitura

O primeiro passo para o Home Office

O Home Office é uma modalidade de trabalho que cada vez mais ganha força no Brasil. Talvez pela nossa característica de sermos empreendedores, talvez pela necessidade de melhorar a qualidade de vida e otimizar tempo.

Independente das razões que te levou a buscar o Home Office, um obstáculo estará em seu caminho: A disciplina!

Acredito que diferente de outros trabalhos que você já teve, a rotina do Home Office exige uma preocupação ainda maior! Não basta ter um cantinho legal, bons equipamentos, internet, materiais de escritórios maneiros, etc. Sua casa oferece a maior gama de distrações possíveis, sua família pode não entender que você está trabalhando e principalmente, você mesmo pode não perceber que rotinas rígidas são fundamentais para o sucesso de sua empreitada.

Criar uma estrutura de Home Office vai muito além de comprar equipamentos e montar espaços, é preciso criar toda uma logística de trabalho.

Levei alguns anos até considerar que já estava pronto para o Home Office. E engana-se quem pensa que fiz reformas na casa, comprei móveis, equipamentos ou algo assim. Criei sim uma rotina de trabalho de em casa, onde fecho a porta e só saio nos horários que estabeleci como descanso.

Manter a disciplina não é algo fácil e exige algumas regras que, se seguidas à risca, ajudam muito a adaptação tanto sua quanto da sua família.

Vista-se para trabalhar

Pode parecer loucura, mas quando faço Home Office eu me visto para trabalhar. Claro que não uso terno ou roupas sociais em casa. Mas eu mantenho a rotina como se fosse sair para o escritório. Acordo no mesmo horário, tomo café, banho, me visto com uma roupa confortável e vou para meu local de trabalho. É muito importante que você veja seu local de trabalho como um ambiente de trabalho e não como apenas um espaço onde seu computador está.

Não há nada de natural sentar a mesa de trabalho de pijama.

Demorei um pouco para entender isso, não estar vestido adequadamente para um compromisso me fazia pensar que eu poderia fazê-lo a qualquer momento e isso causou muitos atrasos e noites em claro para que eu pudesse cumprir uma tarefa que tive o dia inteiro para tanto.

Organização

Organização é o caminho mais fácil para ajudar a manter a disciplina e a chave do sucesso do seu Home Office. Aqui não tem fórmula mágica, defina prazos, etapas de execução, tarefas, organize suas ideias. Coloque as tarefas que precisam de mais atenção em horários que você se sinta mais produtivo e aquelas que são mais fáceis de serem resolvidas em dias onde sua concentração será menor.

Aprenda a trabalhar com ferramentas de produtividade, existem muitas delas gratuitas que podem turbinar seu Home Office, facilitar sua organização e até ajudar com sua disciplina.

Distração

É fácil perder a concentração em casa. Afinal tudo que criamos para nosso conforto e distração está ao alcance das mãos. Pra quem tem criança em casa isso se torna um desafio maior.

Ter um escritório em casa tem suas vantagens, mas é preciso cuidado para que essas distrações não comprometam sua iniciativa.

Já caí na armadilha de achar que ver televisão no meio da tarde não atrapalharia meu trabalho. Quando percebi tinha tanto trabalho acumulado que acabei comprometendo a entrega e perdendo algumas noites de sono.

Foi um aprendizado duro e muitas vezes dolorido, meu filho já caiu brincando em casa e eu consegui ouvir seu choro compulsivo, mas me segurei e só saí do quarto quando terminei a tarefa. Ele tem a babá dele e se eu não estivesse em casa ele teria chorado da mesma maneira. Aqui a logística que criei trabalhou a meu favor.

Crie seus horários

Não confunda flexibilização de horários com “posso fazer a qualquer hora”. É de fundamental importância estabelecer horários de trabalho em seu Home Office. Claro que existem vantagens e casos especiais, mas não é por isso que você fará de qualquer maneira.

Ter uma rotina é importante, estabeleça uma agenda com horário para começar, pausas de descanso e horário de encerrar.

Um grande erro é não ter hora pra começar e pior ainda não ter para acabar.

Crie metas de atingimento, como um bônus. Se conseguir concluir o que planejou para o seu dia de trabalho antes do esperado, assista uma série, dê uma volta, um mergulho ou simplesmente encerre seu dia de trabalho.

E se você lidar diretamente com clientes crie horários específicos para esse atendimento. Trabalhar em Home Office não é estar disponível 24 horas por dia.

Comer comer

O Home Office exige, também, disciplina para as outras situações da sua vida, como comer! Crie hábitos saudáveis. Não coma falando ao telefone ou na frente do computador.

E se sentir necessidade de interagir com o Mundo, marcar um almoço é uma uma boa chance para atender clientes ou trocar ideias com outros colegas de trabalho.

Aqui o Home Office também oferece uma vantagem, almoçar em casa, fazer lanches em casa, tende a ser mais barato do que comer na rua. Mas também existe a possibilidade de restaurantes de bairros serem mais em conta do que restaurantes que estão em áreas comerciais. Se cansar da comida de casa, reserve alguns dias para comer na rua e dar uma voltinha.

Família

Talvez o segundo maior desafio do Home Office. Foi complicado para meus familiares entenderem as condições do meu trabalho e fazê-los entender é primordial para que a disciplina se mantenha (ou seja estabelecida).

Não adianta nos esforçarmos e eles entenderem que estamos numa espécie de férias permanentes.

Aqui é um esforço em equipe, não depende apenas de você manter o trabalho em casa, mas também de quem mora com você.

Quando comecei no meu Home Office, constantemente minha mulher me pedia pra ir ao mercado, farmácia, buscar alguma coisa pra ela ou trocar alguma coisa pra ela. As vezes eu ia e isso me causava bastante problemas, pois eu invadia a noite trabalhando, fazendo o que deveria ter feito no momento em que fiz algo pra ela. Então fui explicando (e também criando disciplina nela) que poderia sim fazer tudo que ela me solicitava, mas somente após terminar uma tarefa ou no momento que determinei como final de meu dia de trabalho.

Hoje quando fecho a porta do quarto que uso como meu escritório, ninguém me incomoda, batem na porta, mandam até mensagens se for o caso. Isso foi a rotina que criamos, já li sobre pessoas que usam bonés coloridos para demonstrar se estão trabalhando ou não, pessoas que mudaram de casa para criar escritórios segregados do ambiente principal e por ai vai. Criar essa mecânica de interação com sua família é fundamental para a disciplina estabelecida.

Criar e manter uma rotina de trabalho em Home Office exige um grande esforço para funcionar, mas não é nada de outro mundo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz