Organizando as finanças pessoais

3 Minutos de leitura

Começo aqui uma série de artigos sobre finanças pessoais, o tom da conversa será mais pessoal e menos empresarial e claro que você pode aplicar isso em seu empreendimento. Mas para que você dependa cada vez menos de Bancos ou outras instituições financeiras e até mesmo não se desfaça de suas coisas para empreender, terá que aprender a ser seu próprio financiador.

A organização das finanças pessoais é um ponto fundamental em nossa vida. Dificuldades financeiras afetam diretamente o aspecto emocional e a produtividade no trabalho, além de trazer instabilidade no ambiente familiar. Muitos acreditam que basta ter dinheiro para que todos os problemas se resolvam. Na verdade, isso é consequência, não causa.

Eu mesmo tive sempre muitas dificuldades em organizar meu dinheiro, consultava saldo de cartão de crédito a todo momento e até mesmo na hora do almoço tinha que olhar pra ver se havia dinheiro pra pagar a comida! Percebi então que passava o mês trabalhando pra pagar cartão e especial de banco.

Foi então que decidi que não mais passaria por isso e de quebra estabeleci como objetivo, comprar um apartamento em no máximo 2 anos.

Ao contrário do que pode parecer (e pra mim foi muito complicado entender isso), a estabilidade financeira depende de ações relativamente simples e muita disciplina! Organizar suas despesas é o primeiro passo em direção à concretização de sonhos e projetos. Qualquer pessoa pode obter sucesso nessa empreitada e gostaria de dividir algumas dicas que me ajudarm bastante nesse processo.

1 – Disciplina, antes de tudo

Nenhuma das dicas funcionará, se a pessoa não tiver disciplina para organizar as suas finanças. Seguir o planejamento traçado é fundamental.

2 – Dia do orçamento

Reserve um dia no mês para organizar a sua vida financeira. Monte uma planilha com despesas fixas, dívidas, pagamentos, gastos eventuais e todas as suas receitas. O ideal é que sempre haja sobra de 10% a 20%. No meu caso é o dia do pagamento.

3 – Defina prioridades

Caso o orçamento esteja em desequilíbrio – gastos maiores que as receitas –, o caminho é reduzir imediatamente as despesas. Defina prioridades e elimine o que não é essencial. DISCIPLINA!!!! citar o exemplo da troca da Vivo pela nextel

4 – Estabeleça objetivos financeiros

Determine um valor, um prazo e um objetivo financeiro a ser atingido. Organize-se de forma a criar as condições para que a meta seja cumprida. Exemplo: citar rapidamente a forma como comprei o apartamento, cancelando cartões, cheque especial e buscando as condições.

5 – Poupar sempre

Não há organização das finanças pessoais sem poupança. É a reserva de capital que permite que a pessoa enfrente situações emergenciais ou crises sazonais. Encare como compromisso a tarefa de guardar de 10% a 20% de sua receita mensal. Citar como continuei poupando após quitar o apartamento e mencionar que fazer aplicações automáticas ajuda

6 – Limite ao máximo o endividamento

Sempre que possível, opte por compras à vista. Controle a ânsia de consumo, junte recursos e adquira o produto ou serviço pagando de uma só vez. Isso aumenta o poder de barganha na hora da compra, permitindo descontos e outras vantagens (brindes, pontos extras em programas de fidelização etc). Use o financiamento apenas para situações específicas, como a compra de um imóvel.

7 – Pare de pegar empréstimos

Muitas pessoas estão tão acostumadas a pegar empréstimos que encaram aquele processo como parte de sua rotina financeira. Se este é o seu caso, pare agora. Empréstimos devem ser considerados como o último recurso e não como um hábito.

8 – Troque dívidas caras por outras mais baratas

Dívidas no cheque especial e cartão de crédito são as que têm os maiores juros do mercado. Se você está endividado em um destes meios é hora de agir e buscar trocar a dívida cara por uma opção mais barata. Falar do consignado ou de pedir dinheiro a parentes. Lembrar da disciplina de novo!!!

9 – Nunca esconda nada do seu parceiro!

10 – controle tudo!

crie uma planilha para acompanhar seus gastos, controle TUDO! do cafezinho na padaria até as contas mensais. Existem vários aplicativos para smartphones e planilhas de computador que podem lhe ajudar a fazer esse controle. Procure o que mais se adapte ao seu jeito.

Foi muito difícil criar toda essa disciplina e alcançar o objetivo que tracei. No meu caso consegui antes do prazo que determinei e depois de alcançar esse objetivo, de comprar um apartamento, comecei outro mais complicado ainda, que foi justamente pagar por ele.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz